Como Organizar o Estudo de Guitarra?
Me chamo Fábio Ribeiro, sou professor de Guitarra e Violão online e neste post irei demonstrar algumas estratégias para você que busca respostas de “Como Organizar o Estudo de Guitarra?” e ter uma evolução maior no instrumento. Eu dividi as dicas em dez tópicos, que na minha visão são essenciais para o estudante de guitarra e violão. Essas informações foram organizadas para um workshop online que realizei em 2016 com o título “Estudando Guitarra de Forma Eficaz”. Deixarei no fim da página a playlist com os vídeos do workshop, dez ao todo. Antes de iniciar as dez dicas, separei a introdução em três tópicos: “Os Tempos Mudaram”, “Assuma a Sua Parte” e “Qual é o seu Objetivo?” para iniciar uma reflexão.
Os Tempos Mudaram
Já se foi o tempo em que a falta de material didático, backing-tracks e tecnologia fazia com que precisássemos investir muitas horas de estudo no instrumento para evoluirmos tecnicamente. Por outro lado, os passos eram lentos e firmes. Cada informação era muito bem degustada. Hoje em dia o grande problema do estudo de qualquer área é o excesso de informação e a falta de organização para estudar, sem contar o excesso de distração por conta das tecnologias e redes sociais.
Assuma a Sua Parte
As aulas particulares de guitarra e violão, online e presenciais, geralmente têm a frequência de um encontro semanal. Em minha visão, a estrutura da aula, a partir da segunda, é dividida em: revisão, correção e material novo. O aluno tem uma semana para estudar os exercícios passados pelo professor, caso contrário, estudará em aula, quebrando assim sua estrutura e o ritmo de evolução. Perderá também tempo e dinheiro. Portanto, assuma sua parte como um estudante do instrumento, escolha um professor organizado, com o qual você se identifique, e foque nas metas semanais. Mesmo com a facilidade da informação não existem atalhos, existe disciplina e foco.
Qual é o seu Objetivo?
As dicas que darei nos dez tópicos irão servir de acordo com as seguintes condições:
- Se há uma meta musical específica num curto espaço de tempo;
- Se você é ou quer ser um músico profissional;
- Se é ou quer ser um músico amador que toca por diversão.
1- Ritual de Crescimento Musical
- Estude com bastante concentração. Encare o momento com o instrumento como um ritual de crescimento;
- Desligue todas as fontes de distração, especialmente as redes sociais, o telefone e a televisão;
- Tente se manter focado no estudo de uma a duas horas;
- Tenha sempre metas de evolução. Anotar essas metas é super importante;
- Estudar apenas as músicas do seu repertório não é um estudo completo, é apenas uma parte do estudo.
2 – Referências
- Pesquise sobre a trajetória dos seus ídolos, leia, assista entrevistas. Você perceberá que todos tiveram uma organização na hora de estudar e investiram muitas horas no instrumento de uma forma organizada e não simplesmente praticando repertório (vale reforçar que tudo dependerá do seu objetivo).
3 – Ambiente Apropriado
- Separe um local em sua casa onde você possa deixar os seus equipamentos montados. Não necessariamente precisa ser um estúdio, mas um lugar onde você tenha facilidade para sentar e se concentrar nos estudos sem precisar movimentar tantos equipamentos e, sem atrapalhar ou ser atrapalhado por alguém.
4 – Equipamentos Necessários
- Utilize uma cadeira confortável, amplificador de no máximo 15 watts, estante de partitura, apoio de pé, cabo de guitarra, uma guitarra ou violão regulados e devidamente afinados, equipamento para tocar as trilhas (como computador ou celular), palheta, correia para estudar um pouco em pé e um metrônomo.
5 – Aquecer e Alongar
- Sempre aqueça e alongue antes e durante o estudo para evitar tendinite. Deixarei o link do vídeo 11 Exercícios para Aquecer a Mão Esquerda:
6 – Informação não é Formação, Quantidade não é Qualidade
- A Quantidade de material que você tem ou quantidade de horas que você passa com a guitarra, não quer dizer que estudou bastante. É melhor estudar diferentes tópicos por uma hora estando concentrado do que ficar oito horas tocando apenas músicas de repertório que você já sabe. O grande desafio nos dias de hoje é saber organizar o passo-a-passo das informações.
7- Divida os Assuntos por Tópicos
- Para ter um estudo de qualidade você deve equilibrar os seguintes tópicos: Leitura, Teoria, Técnica, Harmonia, Improvisação e Repertório;
- Sempre inicie por assuntos chatos como por exemplo a leitura, que é muito importante para desenvolver o seu senso rítmico;
- Deixe repertório e improvisação sempre para a última parte. Eu costumo dizer que em um almoço, se você comer a sobremesa primeiro, você não vai querer comer a salada depois. Comece sempre pela salada.
8 – Exemplo de Tabelas
- Criei a Tabela 1 para um estudante iniciante e a Tabela 2 para um estudante intermediário. São apenas exemplos, não as encare de forma engessada, pois dependerá dos objetivos, disponibilidade de tempo e necessidade técnica e teórica de cada estudante naquele momento.
- Faça sua tabela de estudos no Google Drive e anote o que conseguiu estudar, assim você terá um controle maior dos tópicos e da quantidade de tempo que se dedicou a cada um.
9 – Equilibre Estudo e Vida Social
- Não fique muito bitolado: é importante não esquecer de ir ao cinema, sair pra almoçar ou comer pizza com a família;
- Tente organizar os horários certos para estudar, como, por exemplo, estudar somente durante a semana. Obviamente que não é uma regra engessada, muitas pessoas, por falta de tempo só estudam nos finais de semana.
10 – Dica Final
- Tenha paciência e perseverança, a evolução em muitas etapas será lenta;
- Encare esses desafios do estudo com prazer de querer evoluir e não como uma obrigação. Divirta-se no processo.
Add Comment